Cabos dando dor de cabeça!


Boa tarde pessoal, hoje estou aqui no blog com uma postagem diferente... Vou falar um pouco de cabos e a grande dor de cabeça que eles trazem.. Mas por que dor de cabeça? A resposta para isso é simples, são milhares de modelos com conectores diferentes e é isso que da a dor de cabeça para o usuário. 
Ultimamente as fabricantes vem adotando o padrão mini-USB, que é o padrão utilizado pela Samsung, Genesis, Motolora e várias outras fabricantes... isso é ótimo, essa adoção de um padrão é simplesmente incrível... Mas o meu problema não são estas fabricantes, elas estão realmente fazendo uma ótima escolha em "padronizar" seus conectores, se você não estiver com o seu cabo por perto, utilize o de um amigo :D

O meu maior problema é a Apple! Como vocês sabem, eu sou um grande fã da marca, possuo um iPod Touch e uma Apple TV... A Apple TV tem uma conexão USB que para a grande surpresa de muitos, é o padrão mini-USB utilizada por várias outras operadoras. O Problema também não é esse, e sim o Lightning que é o cabo atual utilizado em iPhones, iPads e iPod Touches. O cabo em si é ótimo, é reversível e é de alta velocidade, só que tem alguns pontos fracos, depois de um tempo, o material do cabo, aquela capa de borracha, começa a envelhecer e acaba prejudicando o cabo, isso foi o que aconteceu com o meu.

O Lightning começou a enrugar bem perto do conector, foi enrugando, até que chegou uma hora que ele ficou bem parecido com este cabo aqui:


O cabo continuou funcionando normalmente, não tinha problemas de conexão e nem nada... Até que um grande dia o cabo começou a falhar e começou a enrugar mais ainda, até chegar uma hora em que tive que cortar parte da capa de borracha para que ele não ficasse dobrando sozinho.

Depois de mais um tempo, mais precisamente no dia de hoje, 13/04/2014, ao colocar o cabo para conexão no computador ele apresentou surto na porta USB, eu verifiquei e por sorte não houve dano nem no computador e nem no iPod Touch, porém, não posso dizer o mesmo do cabo. Ele parou de funcionar totalmente e depois de analisar o cabo percebi que o fio vermelho havia arrebentado. Foi ai que percebi que realmente precisava de outro cabo.

Fui a procura de cabos pela internet e cheguei a conclusão que um mísero cabo USB pode custar mais de 80 reais, não foi de grande surpresa para mim pois tratando de Apple os preços no Brasil são realmente muito caros. Fui navegando pela internet para procurar melhores preços e nada, o preço mínimo era de 80 reais.

Vocês podem estar se perguntando: Fabricio por que você não compra um cabo genérico?
Eu já tenho um cabo genérico, porém após a atualização para o iOS 7 a Apple decidiu bloquear todos os cabos não certificados como medida de segurança pelos acontecimentos de explosão de carregador e etc.

Minha última saída foi o Ebay, lá os preços são ótimos, os cabos original estão a venda em torno de 15 dólares (cerca de 50% a menos considerando a cotação do dólar). São ofertas em conta o problema é o tempo de espera, quem compra no Ebay sabe que a entrega no Brasil dura cerca de 1 mês ou mais, tirando a possibilidade de o produto parar na receita federal e ficar mais 500 anos lá.

Se os conectores fossem padronizados pelas empresas, isso não aconteceria, eu não precisaria ficar sem meu iPod Touch por mais ou menos 1 mês até chegar meu cabo novo. Comprar o cabo no Brasil pelo preço que está não é uma opção.

O que vocês acham? Vocês acham que as fabricantes deveriam padronizar os cabos ou cada uma deveria ter seu próprio modelo? Deixe sua opinião aí nos comentários :D
Postar um comentário